Mestrado Profissionalizante

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Zootecnia,  nas áreas de concentração em Produção e Nutrição de Ruminantes Produção e Nutrição de Monogástricos 15 (quinze) vagas para cada área. O processo de inscrição é online.

As inscrições são feitas no endereço abaixo:

https://www3.dti.ufv.br/ppg/sisppg-inscricao-pos/instrucoes-inscricao-candidato/

Os documentos exigidos estão no artigo 3°

O término das inscrições será no dia 10/11/2016

Lembrando que somente serão oferecidas turmas que tiverem o mínimo de 6 alunos selecionados

A seleção é feita através de análise de currículo e entrevista.

 

As inscrições estão abertas, o processo é online assim como o acadêmico e serão disponibilizadas vagas para as áreas de Ruminantes e Monogástricos

As inscrições são feitas no endereço abaixo:

https://www3.dti.ufv.br/ppg/sisppg-inscricao-pos/instrucoes-inscricao-candidato/

Os documentos exigidos estão no artigo 3°

Atenção para o item 8 – Ficha para determinar área

O término das inscrições será no dia 30/05/2017

Lembrando que somente serão oferecidas turmas que tiverem o mínimo de 6 alunos selecionados

A seleção é feita através de análise de currículo e entrevista.

A entrevista será marcada posteriormente.

CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA

Tem-se como meta principal do programa de mestrado profissionalizante a melhoria da qualidade dos produtos e da produtividade animal brasileira. O Mestrado profissionalizante foi criado com o objetivo de oferecer aos profissionais da área de Zootecnia uma formação direcionada principalmente para o mercado de trabalho, dando uma oportunidade aos profissionais ligados ao setor produtivo brasileiro de reciclar conhecimentos de uma forma bastante dinâmica. Além disso, o mestrado profissionalizante tem também como objetivo a busca de uma parceria forte com o setor produtivo nacional, o que resultará em uma maior aproximação entre o conhecimento científico e as necessidades do setor produtivo, trazendo melhorias no bem-estar da sociedade brasileira através de rápida difusão das tecnologias geradas.

NORMAS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AO NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ZOOTECNIA
1. DA ORGANIZAÇÃO GERAL
Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia oferecerá o Curso de Pós-Graduação ao nível de Mestrado Profissionalizante em Produção Animal, com o objetivo de atender à demanda de profissionais ligados diretamente à atividade empresarial do setor agroindustrial.
2. DA ADMISSÃO NO CURSO
Art.2 - Serão admitidos os candidatos que tiverem curso de graduação de nível superior, relacionado com a área de Zootecnia, Ciências Agrárias ou das Engenharias Agroindustriais, com interesse em atuar no gerenciamento de empresas do setor agroindustrial, após análise de currículo e entrevista.
Obs: O candidato tem que obrigatoriamente ter vínculo empregatício.

Art.3 - Para inscrição no Curso, o candidato deverá enviar os seguintes documentos:

1- Cópia autenticada do diploma do curso superior e/ou de pós-graduação ou documento equivalente;
3- Cópia dos Históricos escolares da graduação e da pós-graduação;
4- Cópia do documento de serviço militar (para homens);
5- Cópia do CPF e Carteira de Identidade;
6- “Curriculum Vitae”;
7- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição*. No valor de 116,00
*Disponível em www.ufv.br/ppg – Formulários da Pós-Graduação e Prazos de inscrição.

8- Ficha para determinar área MP

Parágrafo único - As atividades desenvolvidas no mestrado profissionalizante contarão com o suporte financeiro, oriundo de convênios com empresas da iniciativa privada ou órgãos do governo, cujo montante será definido anualmente pela comissão coordenadora do programa, gerenciado pela Funarbe, obedecendo ao disposto na resolução 04/2000 do CONSU.

Art.4 - Os pedidos de inscrição deverão ser encaminhados ao Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, dentro do prazo definido no calendário escolar.  As inscrições são sempre no primeiro período para início do curso em agosto.

Parágrafo único - Serão oferecidas anualmente 30 vagas, em um único processo de seleção, com início sempre no mês de agosto.

Art.5 - A Comissão Coordenadora nomeará uma banca examinadora que selecionará os candidatos por meio de critérios definidos pela Coordenação do programa.

Art.6 - A seleção terá validade somente para matrícula no período para o qual o candidato foi aprovado.
3. DA MATRÍCULA

Art.7 - As matriculas deverão ser efetuadas no Registro Escolar, obedecendo às datas estipuladas no calendário do curso.

Art.8 - Em cada período letivo, na época fixada pela Coordenação do Programa, o estudante deverá requerer a renovação de sua matricula no Registro Escolar.

Art.9 - O curso terá um plano de estudos-padrão, aplicável, inicialmente, a todos os alunos de cada área de concentração.
4. DA COORDENAÇÃO DO CURSO

Art.10 - O Curso será coordenado pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.
5. DO REGIME DIDÁTICO

Art.11 - O ensino será organizado em forma de disciplinas, devidamente codificadas, ministradas a cada 2 meses sob a forma presencial. Cada aluno deverá cursar um mínimo de 24 créditos, distribuídos em no mínimo 6 disciplinas. Cada disciplina terá uma carga horária de 60 horas teóricas, equivalentes a 4 créditos e será ministrada deforma condensada de segunda a sábado, totalizando um mínimo de 45 horas em sala de aula; sendo permitido que um máximo de 15 horas seja obtido com a elaboração de uma revisão de literatura e/ou estudo dirigido. Desta forma, para completar os créditos os alunos deverão permanecer em Viçosa durante seis semanas no ano.

O Mestrado profissionalizante terá duração mínima de 1 e máxima de 2 anos.
Parágrafo único - As disciplinas serão classificadas em nível com código 800, de acordo com o conteúdo e enfoque do programa analítico respectivo.

Art.12 - A unidade básica para avaliação da intensidade e duração das disciplinas é o crédito, equivalendo 1 (um) crédito a 15 (quinze) horas de preleção.

Art.13 - O regime didático do curso obedecerá ao disposto na estrutura curricular, assim constituída:

Mestrado Profissionalizante em Zootecnia:

1- Área de Concentraçao: Produção Animal – Ruminantes

DISCIPLINAS

CÓDIGO

CH

Créditos

Princípios de Estat. Melhor. e Fis. Rep.

ZOO 860

60

4

Nutrição de Ruminantes

ZOO 841

60

4

Forragicultura Aplicada

ZOO 850

60

4

Alimentos e Alimentação de Bovinos

ZOO 845

60

4

Produção de Bovinos de leite

ZOO 827

60

4

Produção e Manejo de Bovinos de Corte

ZOO 825

60

4

Pesquisa

ZOO 899

-

-

Total

                 

360

 24

 

2- Área de Concentração: Produção Animal – Monogástricos

 

DISCIPLINAS

CÓDIGO

CH

Créditos

Princípios de Fisiologia da Reprodução, Estatística e Melhoramento

ZOO 805

60

4

Produção e Manejo de Suínos

ZOO 823

60

4

Produção e Manejo de Frangos de Corte e Poedeiras Comerciais

ZOO 824

60

4

Nutrição de Monogástricos

ZOO 842

60

4

Criação Comercial de Matrizes e Manejo da Incubação

ZOO 892

60

4

Métodos de Avaliação Nutricional de Monogástricos

ZOO 846

60

4

Pesquisa

ZOO 899

-

-

Total

                 

360

 24

 

REFERÊNCIAS DAS DISCIPLINAS

Parágrafo único - Será permitido ao aluno do mestrado profissionalizante, substituir uma das disciplinas em cada área de concentração por ZOO 896 – Problemas Especiais, cujo programa analítico deverá ser aprovado pela comissão coordenadora do programa.

Art.15 - O sistema de avaliação na disciplina será o da nota-conceito expressa por letra, obedecida a seguinte equivalência de rendimento relativo:
NOTAS, CONCEITOS, SÍMBOLOS e RENDIMENTO PERCENTUAL

Excelente A De 90% a 100%
Bom B De 75% a 89%
Regular C De 60% a 74%
Reprovado R
Não Satisfatório N Abaixo de 60%

Art.16 – Ao completar os créditos, será calculado o coeficiente de rendimento, a partir da soma do número de créditos de cada disciplina, multiplicado pelos valores 3, 2, 1 e 0, atribuídos aos conceitos A, B, C e R, respectivamente, dividido pelo número total de créditos das respectivas disciplinas.

§ 1º - Para o cálculo do coeficiente de rendimento acumulado, o valor será representado com uma casa decimal, sendo esta casa decimal arredondada para o algarismo imediatamente superior, caso a segunda casa decimal seja igualou superiora 5 (cinco).
§ 2º - O coeficiente de rendimento final é o resultado da divisão da soma dos pontos obtidos pela soma dos créditos das disciplinas cursadas naquele período e às quais tenham sido aplicados conceitos A, B, C ou R.
Art.17 - Somente será conferido título ao estudante que, cumpridas as demais exigências, obtiver aprovação em todas as disciplinas constantes de seu histórico escolar.

Art.18 - Será desligado do programa o estudante que obtiver, no final do curso, coeficiente de rendimento acumulado inferior a 2,0 (dois); obtiver duas notas conceitos N (Não – Satisfatório), consecutivas ou não, em Pesquisa, e não completar todos os requisitos do programa no prazo estabelecido.

6. DA ORIENTAÇÃO

Art.19 - O aconselhamento didático-pedagógico do estudante será exercido pelo orientador, escolhido pela Comissão Coordenadora entre os docentes do curso, que supervisionará a pesquisa para elaboração do trabalho de dissertação.

7. DO PROJETO DE PESQUISA

Art.20 - Todo estudante de pós-graduação deverá preparar um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de sua dissertação.

Art.21 - O projeto de pesquisa dos estudantes candidatos ao título de Mestrado Profissionalizante deverá ser entregue para registro na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação antes da defesa da dissertação.
8. DA DISSERTAÇÃO

Art.22 - Todo estudante de pós-graduação candidato ao título de Mestrado Profissionalizante deverá preparar e defender uma dissertação, e nela ser aprovado.

Art.23 - O tema sobre o qual a dissertação será desenvolvida será definido de comum acordo entre o orientador o estudante, devendo focalizar um tema ligado ao conteúdo do Programa e em consonância com os objetivos do mesmo.

Endereço

Departamento de Zootecnia
Campus Universitário
CEP: 36570-000 – Viçosa – MG
Email: mpzootecnia@ufv.br
Tel: (31) 3899-2267

BUSCA NO SITE

Endereço

Departamento de Zootecnia
Campus Universitário
CEP: 36570-000 – Viçosa – MG
Email: ztc@ufv.br
Tel: (31) 3899-2267

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress