Mestrado Profissionalizante

Processo Seletivo 2018-2

 

O Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Zootecnia (PPGMPZ) da Universidade Federal de Viçosa, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para ingresso no Segundo Período Letivo de 2018.

As inscrições serão distribuídas em duas áreas de concentração: Produção Animal – Ruminantes e Produção Animal – Monogástricos

Inscrições até o dia 18 de maio de 2018.

https://www3.dti.ufv.br/ppg/sisppg-inscricao-pos/instrucoes-inscricao-candidato/

 Data da entrevista: 15/06/2018

A mesma acontecerá às 08:00h (horário de Brasília) no seguinte local:

Sala de Reuniões do Departamento de Zootecnia da UFV, Viçosa-MG

 

Formulário para pagamento da taxa de inscrição:

http://www.ppg.ufv.br/gru2/

O valor da GRU da inscrição é de 116,00 reais.

 

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O candidato deverá ser portador de diploma de Zootecnista ou outro curso superior de currículo pleno no qual tenha cursado disciplinas afins do curso de Zootecnia.

O candidato deverá ter obrigatoriamente vínculo empregatício

A Seleção dos candidatos pela Comissão Coordenadora estará sujeita à aprovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV e será feita por:

1 – Avaliação do Curriculum Lattes;

2 – Entrevista.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO:

1- Cópia autenticada do diploma do curso superior;

2- Cópia do histórico escolar da graduação;

3- Cópia do documento de serviço militar (para homens);

4- Cópia do CPF e Carteira de Identidade (RG);

5- Currículo Lattes;

6- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

 ATENÇÃO

Todos os documentos acima devem ser convertidos para PDF e anexados no ato da inscrição on-line, no site de inscrições: https://www3.dti.ufv.br/ppg/sisppg-inscricao-pos/instrucoes-inscricao-candidato/

As inscrições incompletas serão devolvidas para correção e aquelas que não estiverem corretas até o último dia, quando será fechado o sistema de inscrições, serão indeferidas.

Obs: O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia não recebe e não pontua cartas de recomendação (item 13 do Formulário de Inscrição).

 

DEFINIÇÕES COMPLEMENTARES

Turmas com número inferior a 6 (seis) alunos não serão oferecidas.

Será desclassificado(a) o(a) candidato(a) que deixar de comparecer à entrevista ou não apresentar os documentos solicitados no prazo estabelecido.

O curso tem duração de dois anos.

As disciplinas são Ministradas no primeiro ano em média a cada dois meses durante uma semana no Departamento de Zootecnia e são exclusivamente presenciais.

 

CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA

Tem-se como meta principal do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Zootecnia (PPGMPZ) a melhoria da qualidade dos produtos e da produtividade animal brasileira. O Mestrado Profissional foi criado com o objetivo de oferecer aos profissionais da área de Zootecnia uma formação direcionada principalmente para o mercado de trabalho, dando uma oportunidade aos profissionais ligados ao setor produtivo brasileiro de reciclar conhecimentos de uma forma bastante dinâmica. Além disso, o Mestrado Profissional tem também como objetivo a busca de uma parceria forte com o setor produtivo nacional, o que resultará em uma maior aproximação entre o conhecimento científico e as necessidades do setor produtivo, trazendo melhorias no bem-estar da sociedade brasileira através de rápida difusão das tecnologias geradas.

 

NORMAS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AO NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ZOOTECNIA

DA ORGANIZAÇÃO GERAL

Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Zootecnia (PPGMPZ) oferecerá o Curso de Pós-Graduação em Produção Animal, em duas grandes áreas de concentração: 1) Produção e Nutrição de Ruminantes e 2) Produção e Nutrição de Monogástricos, com o objetivo de atender à demanda de profissionais ligados diretamente à atividade empresarial do setor agroindustrial.

DA ADMISSÃO NO CURSO

Art.2 -  O candidato ao PPGPMZ deverá ser portador do título de Zootecnista ou curso com currículo pleno no qual tenha cursado disciplinas afins ao curso de Zootecnia, após análise de currículo e entrevista.

Obs: O candidato tem que obrigatoriamente ter vínculo empregatício.

Art.3 - Para inscrição no Curso, o candidato deverá enviar os seguintes documentos:

1- Cópia autenticada do diploma do curso superior;

2- Cópia do histórico escolar da graduação;

3- Cópia do documento de serviço militar (para homens);

4- Cópia do CPF e Carteira de Identidade (RG);

5- Currículo Lattes;

6- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

No valor de 116,00 *Disponível em www.ufv.br/ppg – Formulários da Pós-Graduação e Prazos de inscrição.

Parágrafo único - As atividades de pesquisa desenvolvidas no Mestrado Profissional poderão contar com o suporte financeiro oriundo de convênios com empresas da iniciativa privada ou órgãos do governo, gerenciado pela Funarbe, obedecendo ao disposto na resolução 08/2015 do CONSU.

Art.4 -  As inscrições são feitas no sistema disponível no site:  https://www3.dti.ufv.br/ppg/sisppg-inscricao-pos/instrucoes-inscricao-candidato/ sempre no primeiro período de cada ano, para início do curso em agosto.

Parágrafo único - Serão oferecidas anualmente 24 vagas.

Art.5 - A Comissão Coordenadora nomeará uma banca examinadora que selecionará os candidatos por meio de critérios definidos pela Coordenação do programa.

Art.6 - A seleção terá validade somente para matrícula no período para o qual o candidato foi aprovado.

DA MATRÍCULA

Art.7 - As matrículas deverão ser efetuadas obedecendo às datas estipuladas no calendário do curso.

Art.8 - Em cada período letivo, na época fixada pela Coordenação do Programa, o estudante deverá requerer a renovação de sua matricula no SAPIENS.

Art.9 - O curso terá um plano de estudos-padrão, aplicável, inicialmente, a todos os alunos de cada área de concentração.

DA COORDENAÇÃO DO CURSO

Art.10 - O Curso será coordenado pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.

DO REGIME DIDÁTICO

Art.11 -  O curso será presencial e as disciplinas serão ministradas de forma condensada de segunda a sábado, a cada sessenta dias, em média, totalizando um mínimo de 45 horas em sala de aula; sendo permitido que um máximo de 15 horas seja obtido com a elaboração de uma revisão de literatura e, ou, estudo dirigido. Cada aluno deverá cursar um mínimo de 24 créditos, distribuídos em no mínimo 6 disciplinas. Desta forma, para completar os créditos os alunos deverão permanecer em Viçosa durante seis semanas no ano.

O Mestrado Profissional terá duração mínima de 1 e máxima de 2 anos.
Parágrafo único - As disciplinas serão classificadas em nível com código 800, de acordo com o conteúdo e enfoque do programa analítico respectivo.

Art.12 - A unidade básica para avaliação da intensidade e duração das disciplinas é o crédito, equivalendo 1 (um) crédito a 15 (quinze) horas de preleção.

Art.13 - O regime didático do curso obedecerá ao disposto na estrutura curricular, assim constituída:

Mestrado Profissional em Zootecnia:

1- Área de Concentraçao: Produção Animal – Ruminantes

DISCIPLINAS CÓDIGO CH Créditos
Princípios de Estatística Aplicada à Experimentação Zootécnica ZOO 862 60 4
Nutrição de Ruminantes ZOO 841 60 4
Forragicultura Aplicada ZOO 850 60 4
Alimentos e Alimentação de Bovinos ZOO 845 60 4
Produção de Bovinos de leite ZOO 827 60 4
Produção e Manejo de Bovinos de Corte ZOO 825 60 4
Pesquisa ZOO 899 - -
Total                   360  24

 

2- Área de Concentração: Produção Animal – Monogástricos

 

DISCIPLINAS CÓDIGO CH Créditos
Princípios de Estatística Aplicada à Experimentação Zootécnica ZOO 862 60 4
Produção e Manejo de Suínos ZOO 823 60 4
Produção e Manejo de Frangos de Corte e Poedeiras Comerciais ZOO 824 60 4
Nutrição de Monogástricos ZOO 842 60 4
Criação Comercial de Matrizes e Manejo da Incubação ZOO 892 60 4
Métodos de Avaliação Nutricional de Monogástricos ZOO 846 60 4
Pesquisa ZOO 899 - -
Total                   360  24

 

Art.14 - Será conferido conceito ou nota em cada disciplina apos a realização de provas, seminários, trabalhos de campo, entrevistas, testes e trabalhos exigidos pelo professor competente. Os conceitos seguirão a simbologia descrita na tabela abaixo:

 

CONCEITOS SÍMBOLOS
Incompleto I
Cancelamento de inscrição em disciplina J
Trancamento de Matrícula K
Satisfatório S
Não –Satisfatório N
Em andamento Q
Afastamento especial W

 

 

  • 1º – A nota final na disciplina será representada por um número inteiro, compreendido entre 0 (zero) e 100 (cem), exceto aquelas que terão conceito S (Satisfatório) ou N (Não Satisfatório).
  • 2º – Para o cálculo da nota final, o valor com a primeira casa decimal igual ou superior a 5 (cinco) será arredondado para o número inteiro imediatamente superior.
  • 3º – Será aprovado na disciplina o estudante que, atendidas as exigências de frequência, obtiver, no conjunto das avaliações ao longo do periodo letivo, nota igual ou superior a 60 (sessenta) ou conceito S (Satisfatorio).
  • 4º – Será atribuido o conceito provisorio I (Incompleto) ao aluno que interromper, por motivo de força maior, comprovado perante o professor da disciplina, parte dos trabalhos escolares e que, nas avaliações realizadas, tiver obtido aproveitamento proporcional suficiente para aprovação. Caso as avaliações não sejam completadas ou a nota nao tenha sido enviada ao Registro Escolar no prazo fixado no Calendario Escolar, será lançada a soma das notas das avaliações realizadas no periodo.
  • 5º – O conceito J representa o efetivo cancelamento de inscricao em disciplina.
  • 6º – O conceito K representa o efetivo trancamento de matricula.
  • 7º – O conceito W representa o afastamento especial.

 

Art. 15º  – O estudante que for reprovado em uma disciplina, deverá repeti-la, e lhe será atribuida, como resultado final, a última nota obtida.

 

Art. 16º – Somente será conferido título ao estudante que, cumpridas as demais exigências, obtiver aprovação em todas as disciplinas constantes de seu histórico escolar, e apresentar um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 75,0 (setenta e cinco inteiros).

 

Art. 17º – Será reprovado, para todos os efeitos previstos neste Regimento, o estudante

que nao alcancar frequência de, no minimo, 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades didáticas programadas.

 

Art. 18º – Será desligado do Programa o estudante que se enquadrar em uma ou mais das situações especificadas a seguir, exceto nos casos em que o discente se matricular apenas em disciplinas desconsideradas no computo do Coeficiente de Rendimento:

I – obtiver Coeficiente de Rendimento (CR), no primeiro semestre, inferior a 65,0

(sessenta e cinco inteiros);

II – obtiver CR acumulado inferior a 75,0 (setenta e cinco inteiros), a partir do segundo semestre letivo;

III – não integralizar os créditos necessários no prazo estabelecido no Regimento Interno

do PPGMPZ;

IV – for reprovado 2 (duas) vezes na mesma disciplina;

V – obtiver dois conceitos N (Não-Satisfatório), consecutivos ou não, em Pesquisa;

VI – não completar qualquer um dos requisitos do Programa no prazo estabelecido.

DA ORIENTAÇÃO

Art.19 - O aconselhamento didático-pedagógico do estudante será exercido pelo orientador, escolhido pela Comissão Coordenadora entre os docentes do curso, que supervisionará a pesquisa para elaboração do trabalho de dissertação.

DO PROJETO DE PESQUISA

Art.20 - Todo estudante de pós-graduação deverá preparar um projeto de pesquisa para o desenvolvimento de sua dissertação.

Art.21- Os projetos de pesquisas deverão estar registrados na Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação até o último dia de lancamento de conceitos referentes ao terceiro semestre letivo, previstos no Calendário Escolar

DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

Art.22 - Todo estudante de Pós-Graduação candidato ao título de Magister Scientiae deverá preparar e defender um trabalho de conclusão de curso e nele ser aprovado.

  • 1º – O trabalho de conclusão de curso, sob a supervisão do Orientador ou da Comissão Orientadora, deverá ser original e representar real contribuição ao conhecimento tecnológico acerca do tema.

 

A organização e o funcionamento do PPGMPZ obedecem às normas do Regimento de Pós-graduação Stricto Sensu da UFV e às normas adicionais deste Regimento.

 

Endereço:

Departamento de Zootecnia

Campus Universitário

CEP: 36570-000

Viçosa – MG
Email: mpzootecnia@ufv.br
Tel: (31) 3899-2267

 

BUSCA NO SITE

Endereço

Departamento de Zootecnia
Campus Universitário
CEP: 36570-000 – Viçosa – MG
Email: ztc@ufv.br
Tel: (31) 3899-2267

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress